A FIA Lisboa é a maior feira nacional e internacional de artesanato do país e irá decorrer de 5 a 13 de Julho na FIL. Estão já previstas muitas actividades e muitas novidades relacionadas com o artesanato nacional e internacional.
Em destaque, duas EXPOSIÇÕES TEMÁTICAS que testemunham o património cultural português, nomeadamente exposição “Rede Portuguesa de Moinhos” e “Tronos de Stº António”.
Rede Portuguesa de Moinhos A FIA destaca a exposição intitulada “Rede Portuguesa de Moinhos”, na qual serão expostas fotografias de grandes dimensões e peças originais de moinhos provenientes dos Municípios Apoiantes da rede: Boticas, Montijo, Seixal, Cascais e Viana do Castelo. A Rede Portuguesa de Moinhos é uma iniciativa da EtnoIdeia Projecto de Desenvolvimento Rural Lda, baseada numa ideia original de Jorge Miranda, cujo objectivo é a afirmação do património Molinológico Português como uma mais-valia para o desenvolvimento regional e local, designadamente nas áreas-chave da cultura, educação, empreendedorismo, valorização e promoção turística sustentável e de qualidade. A rede estuda, possui, explora, recupera ou promove a reutilização dos moinhos tradicionais portugueses, centrando a sua acção no Património Rural, na Molinologia e na investigação e reconstrução de Moinhos Tradicionais e na Etnotecnologia portuguesa e trabalhando em conjunto com a TIMS – The International Molinological Society.
Jorge Miranda afirma que “Os moinhos tradicionais reflectem modos de vida, mentalidades, são um património de saberes que importa redescobrir e reinventar para o futuro”. A Etnoideia terá um espaço no Pav. 1, onde dará informações sobre a rede e sobre os moinhos, sua tipologia e funcionamento. Num pequeno moinho produzido artesanalmente por um moleiro e accionado a electricidade, será possível aos Visitantes, moer uma pequena porção de milho e levá-la consigo num cartucho da RPM.
Tronos de Santo António
Exposição e entrega de prémios do 26º Concurso dos Tronos de Santo António, organizado pela Associação de Artesãos da Região de Lisboa.
A Associação de Artesãos da Região de Lisboa promove uma exposição de cerca de 10 Tronos de Santo António do grupo de premiados. No total, concorreram mais de 60 tronos, os quais o júri avaliou segundo 3 princípios: tradicionalismo, originalidade e criatividade. Os vencedores foram:
Cerâmica – Balé e Saraújo ; Escultura – Francisco Boleto; Azulejaria – Fernanda Ribeiro; Pintura - Maria da Graça Castelo Branco; Ceramistas iniciados – Alexandre Guilherme e Alexandra Lopes; Não ceramistas – Maria Alexandra Iglésias; Trabalhos colectivos – Escola Francisco Arruda; Ensino Especial – Cerci Lisboa
Maria de Portugal, fundou em 1982 a Associação de Artesãos da Região de Lisboa e na mesma data realizou a 1ª edição do concurso. Na origem da Associação esteve o sucesso de outros trabalhos da fundadora, como a sua 1ª exposição em Madrid de artesanato nacional, as várias participações e a medalha de ouro no concurso de Flores no Mónaco, seguida da exposição na Estufa Fria, donde saíram as assinaturas que fundaram a Associação, com 18 sócios iniciais. Hoje a Associação tem cerca de 280 sócios!
O grande objectivo ao fundar a Associação foi e é, segundo Maria de Portugal: “ Enaltecer o artesanato enquanto elemento cultural relevante do país e promover os artesãos portugueses, para que não se deixe morrer o artesanato mais rico da Europa, o português... é necessário cultivá-lo, para isso promovemos cerca de 20 cursos”. A partir destes cursos, leccionados por formadores altamente seleccionados, “...pretende-se que jovens se interessem por esta actividade e que pessoas idosas aprendam a fazer algo que lhes dê prazer quando já não podem trabalhar e que por sua vez isso também possa contribuir para o seu sustento”.
A Associação promove vários cursos desde “corte e costura”, “restauro de loiças”, “pintura em tecido”, “cerâmica”, entre muitos outros, para todas as idades e profissões. A oferta mais recente são os tempos livres entre adultos e crianças, especialmente dedicado a pais e filhos, onde trabalham em conjunto a roda de oleiro. A não perder no Pav. 1 a exposição de diversas peças e no Grand Hall a exposição de Tronos de Santo António.
25 Junho 2008
Informação fornecida pela organização da FIA 2008